domingo, 10 de junho de 2007

micro-deval

foto 1: esferas para utilizar no ensaio micro deval.

o sol não é tudo! também existem neste mundo geológico/geotécnico umas pequenas ervilhas de aço (10mm de diâmetro) que se usam nos cozinhados laboratoriais. a receita é simples: juntam-se 4500g destas ervilhas com 500g de um material geológico (por exemplo, um agregado carbonatado com dimensões entre 10 e 14mm) e ainda com 2,5 litros de água. repete-se o procedimento, para termos duas panelas com o pitéu lá dentro... o objectivo é as esferas moerem o material geológico o máximo que puderem, até porque se torna indigesto comer rochas com aquelas dimensões... no fim disto tudo, pesa-se o material que conseguiu resistir (que não foi moído, portanto) e apartir daí tiram-se conclusões acerca da qualidade do material sujeito à moagem! garanto-vos que é um belo petisco... aliás, o betão e as estradas deste portugal só se satisfazem com materiais de qualidade superior, não aceitam rochinhas moles que se desfazem todas! ora bem.

p.s. quem quiser saber mais pormenores pode sempre consultar a receita: NP EN 1097-1 "determinação da resistência ao desgaste (micro-deval)"

http://www.creargos.com/cgi-bin/imfra/link.jsp?rubrique=creargos_gloss_res&motID=536911949

4 comentários:

Anônimo disse...

giro ainda não conhecia esse ensaio!
cá para mim essas bolas foram mas é usadas num mega torneio de matraquilhos!!
mais bjs

Anônimo disse...

muito bonito o pôr de sol.. é das coisas mais belas que existe no mundo.. a propósito deves um num sitio qualquer à tua escolha! :-)

bruno catarino disse...

para matraquilhos não dão, são muito pequenas :)

já o pôr-do-sol dá...depois convido-te :)

beijo

Rui Silva disse...

Destes não cheguei a fazer nos laboratórios da FCUL