sábado, 2 de junho de 2007

dobra deitada

as pessoas gostam tanto deste mundo geológico que chegam mesmo a imitá-lo! também se dobram, também se deitam, também têm falhas e fracturas! mas, por outro lado, as dobras também nos imitam. por exemplo, esta, algures na costa alentejana, chegou à praia, cravou o chapéu de sol e deitou-se! tem é os ossos fracos porque mal se deitou partiu-se toda... falta de cálcio...

4 comentários:

Anônimo disse...

é muito bonita esta dobra, mesmo! não tinha reparado nas fracturas.. eu cá também estava agora como ela, deitadinha ao sol, naquela praia, ou sentadinha naqueles banquinhos a ler um jornal! será que aquela esplanada ainda lá está!?

Anônimo disse...

hey!

esta dobra é na praia da amoreira, costa vicentina, não é?

as rochas (sequências monótonas de xistos e grauvaques) que se observam ao longo de toda a costa vicentina (e respectivos dobramentos)são sedimentos de origem marinha do carbónico (363 - 290 M.a.) (http://domingos.home.sapo.pt/temp_geol_3.html), e correspondem às fases finais da orogenia varisca ou hercínica. esta culmina com formação do megacontinente pangeia, resultante do choque entre os continentes gondowana e laurásia (respectivamente a sul e a norte, coordenadas actuais).

1 abraço, shô catarino!

bruno catarino disse...

alô! grande pedro, é isso mesmo, se não estou em erro essa é a praia de onde essa foto vem...

muito obrigado pelo complementar da informação, é isso mesmo que eu pretendo para este espaço!

aquele abraço!

Rui Silva disse...

Do que gostei mesmo foi das interpretações esquemáticas!